Prarquivar | Bibliotecário - Um profissional indispensável na Prarquivar
  • Publicado em 12/03/2018

Bibliotecário - Um profissional indispensável na Prarquivar

No Brasil comemora-se no dia 12 de março o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre. Para homenagear esse importante profissional, vamos ajudar você, a saber, um pouco mais sobre esse assunto.

O que faz?

O bibliotecário não se resume apenas a livros, o profissional tem como base de seu trabalho, a informação e as técnicas de organização, o que o torna um filtrador e mediador da informação, realizam serviços para o público que nenhuma outra profissão pode fazer.

Bibliotecários defendem vigorosamente a liberdade intelectual, a igualdade de acesso à informação para todos, e do conceito de domínio público na lei de direitos autorais. São profissionais que sabem solucionar problemas, possuem conhecimento em várias áreas e principalmente engajamento.

A importância.

Os bibliotecários são uma parte essencial da gestão de ativos digitais, da arquitetura de informação e da recuperação do conhecimento estratégico. Por isso para a Prarquivar, este profissional é de extrema importância. Afinal, o bibliotecário economiza tempo e recursos para seus clientes, colocando ao seu alcance informações já selecionados, precisas e de fundamental importância para o sucesso das organizações.

Os bibliotecários também são uma fonte confiável de recomendações de livros e treinados para assessorar o leitor. 

Graduação


Nem todo mundo que trabalha em uma biblioteca é um bibliotecário. Os bibliotecários devem ter um diploma em biblioteconomia, com algumas variações em nível de graduação para Documentação, Gestão da Informação e Gestão de Unidades de Informação. 
Em Manaus o curso de Biblioteconomia está disponível na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Técnico em Biblioteconomia (auxiliar de biblioteca) no CETAM.

Postar um comentário

Veja também:

08 mar

Organizar, Escritório, Arquivos

Sabemos o quanto podemos ser desorganizados quando estamos na correria nos dias de trabalho, ou em uma semana conturbada, e às vezes deixamos rastros dessa pequena desorganização em nosso ambiente de trabalho, estudo ou escritório. A bagunça muitas vezes junto com a falta de organização acaba deixando prejudicado o quesito “Produtividade”, e a real questão é: por que é tão difícil manter a mesa de trabalho sempre organizada? Pensando nisso, hoje vamos apresentar algumas dicas valiosas para você.

30 nov

Guardar, Arquivar, Estocar

Muitas vezes não saber a diferença de serviços que a principio parecem possuir a mesma finalidade, pode causar confusão, equívocos ou até mesmo decisões erradas, que podem pesar no bolso. Afinal, não é porque são serviços parecidos, que o processo é feito da mesma forma ou que suas finalidades são iguais.

Facebook

Tags