• Publicado em 17/08/2018

Organização do armário ou closet

Depois da matéria, sobre organização do espaço de trabalho, recebemos vários elogios sobre organização de ambientes. Afinal, sair do mundo corporativo de documentos e passar para nossas casas e organizar onde moramos, faz parte, não é mesmo?
Por isso, pegamos umas dicas com a Vogue Casa e vamos passar para vocês, dicas valiosas de como organizar o armário do quarto ou o closet.
Vamos lá?

A ideia desta matéria é contribuir para otimizar seu espaço e deixar sua vida mais prática.
Existem profissionais especializados nesse serviço, mas mesmo assim é impossível transferir a responsabilidade de algumas tarefas para você mesmo.
Vamos começar criando lotes. Após analisar bem, separe por: Roupas para ajustes, roupas para doações, roupas para descarte, roupas de estações, roupas de festas e roupas de uso diário. Falaremos mais sobre esta separação daqui a pouco.
Se você resolveu organizar o armário ou o closet é porque não está mais conseguindo encontrar nada. Então, é preciso diminuir a quantidade de peças para conseguir manter tudo em ordem no dia a dia. “O primeiro passo é descartar tudo o que não serve mais, está muito gasto, manchado ou com algum defeito que não vale à pena consertar”, explica Ingrid Lisboa. Ana Ziccardi sugere começar do alto para baixo: “É melhor iniciar pelo maleiro ou pelas prateleiras superiores, onde geralmente ficam itens esquecidos e pouco usados”. Depois, siga o passo a passo abaixo:

• Analise peça por peça: tudo o que não foi usado nas duas últimas estações (dois verões, dois invernos) e não faz parte da memória afetiva deve ser retirado.
• Separe todas as peças para ajuste ou costura e deixe em uma sacola próxima à porta de entrada - assim não tem como esquecer de lavar para a costureira.
• Se você ama uma peça que não serve mais e não poderá ser ajustada, tire uma foto e deixe em seu celular, quando estiver fazendo compras use-a como parâmetro para novas peças, mas doe a roupa, alguém poderá ser tão feliz com ela como você!
• Para descarte: peças rasgadas (que não tem conserto), manchadas e roupas íntimas usadas – coloque-as em sacos de lixo.
• Para doação: peças que ainda podem ser usadas, mas não servem mais e não podem ser ajustadas, malhas com bolinhas, roupas que não foram usadas – coloque em sacolas de lojas ou sacolas plásticas lisas - ninguém gosta de receber doação em sacos de lixo

Depois de separar tudo o que fica e o que vai, dê uma olhada geral no espaço que você tem disponível.


Dobre, pendure e guarde

O próximo passo é decidir o que vai ser dobrado e o que será pendurado. Para dobrar e deixar tudo do mesmo tamanho, uma dica é utilizar gabaritos, disponíveis para compra em lojas especializadas ou modelos na internet. Uma dica organizar algumas peças nas gavetas em formato de cascata, uma sobre a outra de forma que dê para enxergar todas as peças. 


O que dobrar:
• Peças de lã e linha: não podem ficar penduradas pois perdem a forma e esticam;
• Camisetas de malha: por serem muito finas e pesadas também perdem a forma se penduradas;
• Peças de algodão: não amassam e não marcam com facilidade, portanto podem ser dobradas;
• Roupas de ginástica: não amassam;
• Jeans: podem ser dobrados caso não tenha espaço suficiente para pendurá-los;
• Pashminas: dobre tendo como base a largura da peça para não criar marcas desnecessárias;
• Vestidos de festa bordados ou com tule – colocar em caixas, envoltos em papel de seda;
• Pijamas e camisolas;
• Roupas íntimas.

O que pendurar:
• Roupas de tecidos delicados (seda, crepe, cetim, etc.);
• Calças de alfaiataria;
• Casacos pesados;
• Blazers;
• Vestidos em geral (se forem de malha, pendurar pela metade para não esticarem);
• Saias.

Utensílios que valem à pena investir
Alguns itens ajudam a deixar o armário ou o closet em ordem, mas saiba o que realmente vale à pena comprar e como utilizá-los de maneira mais eficiente:

• Colmeias organizadoras: permitem que peças pequenas, como lingerie, ou difíceis de manterem no lugar, a exemplo de blusas de ginásticas, permaneçam organizadas, além de maximizar o espaço de gavetas e prateleiras;
• Cabides: a padronização de cabides por tipo de peça, além de conservar melhor as roupas, proporciona harmonia visual e ao olhar para o armário seus olhos vão direto para as peças desejadas, economizando segundos preciosos;
• Caixas e cestos: existem de todos os tipos e tamanho. Transformam prateleiras em gavetas, facilitando o acesso e a manutenção da organização;
• Capas protetoras: como o próprio nome diz, protegem as roupas da poeira e da luz.


Mantenha em ordem no dia a dia
Para não acabar com a arrumação logo na primeira semana, avalie como é sua rotina antes de organizar o armário ou closet. Tudo o que se usa com maior frequência deve ficar ao alcance das mãos e dos olhos. Assim, perde-se menos tempo ao se vestir. Por isso, é importante setorizar os espaços por modelo e cor. Dessa forma, não é preciso tirar tudo do lugar para encontrar uma determinada peça. Além disso, esse jeito de organizar gera economia, pois basta verificar o armário para saber a quantidade de peças que se tem e o que é preciso comprar, evitando gastos desnecessários.

E se acabou o espaço e ainda há coisas para guardar?
O ideal é tentar desapegar o máximo possível para conviver bem com o espaço que se tem em casa. Sempre que comprar alguma coisa, tente doar outra. É bom trocar a energia e repassar as coisas porque muita gente precisa.
Uma ideia bacana é fazer um bazar e desapegar de forma lucrativa do que não se usa mais.

Gostaram das dicas?
Então compartilhe essa publicação :)



Fonte: Revista Casa Vogue



Postar um comentário

Veja também:

26 Jul

Belém, Arquivos, Guardar

Aêêêh! Chegamos em Belém do Pará! Chegamos e nos encantamos com tanta beleza e riqueza desta terra tão querida! É com imensa satisfação, que nós, da Prarquivar, abrimos nossas portas a serviço das empresas de Belém.

12 Mar

Bibliotecário, Livros, Biblioteca

No Brasil comemora-se no dia 12 de março o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre. Para homenagear esse importante profissional, vamos ajudar você, a saber, um pouco mais sobre esse assunto.

Facebook

Tags