É fundamental estruturar processos administrativos, arquivísticos e assistenciais para elevar os padrões de acreditação hospitalar da ONA. A Prarquivar sugere boas práticas que promovem continuidade, conformidade e excelência na gestão documental.
Gestão documental Março 16, 2017
A missão essencial das instituições hospitalares é atender a seus pacientes da forma mais adequada.
Por isso, todo hospital deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência, buscando uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, de docência e pesquisa.
O incremento de eficiência e eficácia nos processos de gestão é necessário para assegurar uma assistência melhor e mais humanizada à saúde dos seres humanos que procuram os hospitais, necessitados de cuidados e apoio.
O Ministério da Saúde tem desenvolvido grandes esforços para incentivar o aprimoramento da assistência hospitalar à população e a melhoria na gestão das instituições hospitalares.
Com esse objetivo, tem implementado programas como o de Centros Colaboradores para a Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar, o de Humanização da Assistência, o de Modernização Gerencial dos Grandes Estabelecimentos e o de Acreditação Hospitalar.
Tem realizado também significativos investimentos no reequipamento e na reforma de inúmeros hospitais em todo o País.
O Programa de Acreditação Hospitalar é parte importante desse esforço para melhorar a qualidade da assistência prestada pelos hospitais brasileiros.
Desde 1997, o Ministério da Saúde vem persistentemente investindo em palestras de sensibilização, na criação e consensualização de padrões e níveis de qualidade, e na sistematização de mecanismos que garantam a credibilidade de todo o processo de maneira sustentável. O desenvolvimento do Programa de Acreditação Hospitalar é uma necessidade em termos de eficiência e uma obrigação do ponto de vista ético.
O prontuário Médico é composto de documentos gerados e acumulados no decurso dos atendimentos realizados aos pacientes na instituição, é armazenado e, por meio de um sistema arquivístico, arquivado e gerenciado. De caráter sigiloso, contempla uma fonte de conhecimentos e dados evoluídos durante os procedimentos efetuados no atendimento ao paciente.
Este trabalho examina pontos nodais para uma maior compreensão da gestão administrativa e arquivística nos arquivos médicos de organizações hospitalares, de modo a permitir maiores reflexões acerca da implantação de processos de gestão de documentos para obtenção de certificação segundo os padrões de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), instituição que, no Brasil, estabelece os critérios para atribuição de níveis de qualidade às instituições de saúde, que podem ser nível 1, nível 2 ou nível 3, este o mais alto, o padrão de excelência.
Serão destacadas as repercussões que tais processos têm sobre a produção, a utilização e a destinação do prontuário do paciente, na suas fases corrente, intermediária e permanente. O trabalho também se propõe a identificar as dificuldades ao desenvolvimento da implantação do projeto de organização do acervo documental. O trabalho ressalta acertos e sugere boas práticas que possibilitem uma continuidade e aperfeiçoamento da gestão administrativa e arquivística no contexto da gestão da qualidade sugerida pelo Manual de Acreditação.
A Prarquivar tem experiência em Acreditarão e se o problema de seu hospital era o SAME, agora não é mais.
Conte com a gente!
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Fontes em 14/02/2017:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acreditacao_hospitalar.pdf
http://docplayer.com.br/19114760-Implantacao-da-gestao-da-qualidade-em-arquivos-medicos-o-modelo-do-manual-brasileiro-de-acreditacao-hospitalar.html