• Publicado em 12/03/2018

Bibliotecário - Um profissional indispensável na Prarquivar

No Brasil comemora-se no dia 12 de março o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre. Para homenagear esse importante profissional, vamos ajudar você, a saber, um pouco mais sobre esse assunto.

O que faz?

O bibliotecário não se resume apenas a livros, o profissional tem como base de seu trabalho, a informação e as técnicas de organização, o que o torna um filtrador e mediador da informação, realizam serviços para o público que nenhuma outra profissão pode fazer.

Bibliotecários defendem vigorosamente a liberdade intelectual, a igualdade de acesso à informação para todos, e do conceito de domínio público na lei de direitos autorais. São profissionais que sabem solucionar problemas, possuem conhecimento em várias áreas e principalmente engajamento.

A importância.

Os bibliotecários são uma parte essencial da gestão de ativos digitais, da arquitetura de informação e da recuperação do conhecimento estratégico. Por isso para a Prarquivar, este profissional é de extrema importância. Afinal, o bibliotecário economiza tempo e recursos para seus clientes, colocando ao seu alcance informações já selecionados, precisas e de fundamental importância para o sucesso das organizações.

Os bibliotecários também são uma fonte confiável de recomendações de livros e treinados para assessorar o leitor. 

Graduação


Nem todo mundo que trabalha em uma biblioteca é um bibliotecário. Os bibliotecários devem ter um diploma em biblioteconomia, com algumas variações em nível de graduação para Documentação, Gestão da Informação e Gestão de Unidades de Informação. 
Em Manaus o curso de Biblioteconomia está disponível na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Técnico em Biblioteconomia (auxiliar de biblioteca) no CETAM.

Postar um comentário

Veja também:

17 Aug

Organização, Closet, Armário

Depois da matéria, sobre organização do espaço de trabalho, recebemos vários elogios sobre organização de ambientes. Afinal, sair do mundo corporativo de documentos e passar para nossas casas e organizar onde moramos, faz parte, não é mesmo?!

26 Jul

Belém, Arquivos, Guardar

Aêêêh! Chegamos em Belém do Pará! Chegamos e nos encantamos com tanta beleza e riqueza desta terra tão querida! É com imensa satisfação, que nós, da Prarquivar, abrimos nossas portas a serviço das empresas de Belém.

Facebook

Tags