Você sabe por quanto tempo documentos relacionados à FGTS e INSS devem ser guardados? E sabe quanto espaço é necessário para isso? A Prarquivar vai esclarecer suas dúvidas e te ajudar a organizar a bagunça.
Os departamentos de contabilidade das empresas e os escritórios de contabilidade terceirizados pelas empresas têm responsabilidade de quase uma vida pela guarda de certos documentos. Existem documentos como os relacionados aos empregados das empresas e ao INSS que devem ser guardados por 30 anos.
Mas para facilitar o seu entendimento, montamos a lista abaixo com os principais documentos, para lhe a gerenciar suas obrigações.
Tempo de guarda do documento:
• 3 anos
– CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)
– Ficha de Acidentes de trabalho
• 5 anos
– Comunicação de Dispensa de empregado
– Vale – transporte (5 anos durante o emprego e 2 anos após a recisão)
– Contribuição Sindical
– Relatórios de Acidentes do Trabalho
• 10 anos
– Atestado médico de gestante
– Comprovante de Retenção do INSS
– Contribuintes Individuais
– Ficha de salário maternidade
– RAIS
– PIS (Programa de Integração Social) Recolhimento
• 20 anos
– PPRA
• 30 anos
– FGTS
– GFIP
– GRFP
Existem ainda outros documentos, que embora não tenham previsão legal, devem ser mantidos pelo empregador por tempo indeterminado, como a folha de pagamento dos empregados, os livros de inspeção do trabalho e o livro registro de empregados.
E para resolver isso, a Prarquivar te ajuda a resolver toda a bagunça. Aqui você mantém seus documentos organizados e seguros e, de forma fácil, pode acessá-los de onde estiver graças ao nosso serviço de digitalização onde você, em poucos minutos, pode achar o documento que deseja sem precisar quebrar a cabeça.
__________________________
• Jornalismo e conteúdo por Karina Cavalcante.
17 ago
Depois da matéria, sobre organização do espaço de trabalho, recebemos vários elogios sobre organização de ambientes. Afinal, sair do mundo corporativo de documentos e passar para nossas casas e organizar onde moramos, faz parte, não é mesmo?!